Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

A Linguagem Floral das garotas de KiznaiverColunasKiznaiver

A Linguagem floral das garotas de Kiznaiver


Não sei se todos já assistiram o encerramento dos episódios de Kiznaiver, porém os que já assistiram notaram que cada uma das garotas do anime aparecem em vários cortes segurando diferentes tipos de flores, estes cortes de cenas com flores possuem um significado (não é somente para você achar bonitinho e fofinho). Eles tem uma mensagem referente a cada arquétipo das personagens relacionado a um dos sete pecados capitais que representam, sim estamos falando da linguagem das flores. 

Vocês devem estar se perguntando, "se são sobre os sete pecados capitais, porque os personagens masculinos não estão incluídos?" Respondendo esta pergunta de forma simples, o marketing sobre personagens femininos são muito mais notáveis e tem um melhor retorno tendo em conta que a maior parte dos espectadores são do sexo masculino.


O anime Kiznaiver tem um gama de personagens com "cores" diferentes ao estilo do filme The Breakfast Club, tendo a diferença que no anime os personagens são forçados a revelarem segredos sobre eles mesmos que não gostariam que ninguém soubesse, fazendo com que tivessem uma relação mais intima. As flores atribuídas à elas no encerramento preenchem detalhes sutis sobre seus respectivos personagens e seus papéis na série

Noriko Sonozaki - Rosa


Sonozaki faz parte da sequência de encerramento do anime, a qual em particular é uma superintendente do sistema kiznaiver ao invés de uma participante relutante desse experimento social. Suas flores, a princípio, lembram cravos, porém é um buquê composto por rosas verdes, brancas e laranjas, de uma forma mais arranjada do que qualquer outras flores que aparecem.

Enquanto suas atitudes são sérias e severas, o buquê de Sonozaki é irresistivelmente alegre nas interpretações das cores das rosas. O branco representa a pureza e inocência, usando comumente em casamentos para indiciar um novo começo. O laranja que representa o excitamento e a paixão pode ser interpretado também pela cor amarela representando uma amizade alegre. Por último o verde, que diferente do azul é um cor natural enquanto muitas outras são tingidas por outras cores, é uma cor que convida a renovação e rejuvenescer o espírito. 

Juntas todas as flores que compõe o buquê de Sonozaki representam um novo caminho na vida e novos relacionamentos. Este é um contraste interessante com seu papel em juntar o grupo de kiznaivers, já que elas provavelmente não são o primeiro grupo de kiznaivers, e essa é uma outra tentativa de obter um vínculo específico mencionado em seu discurso de encerramento no terceiro episódio da série.

Honoka Maki - Malmequer



Honoka Maki inicialmente com um ar de indiferença, desinteresse e perfeição, é uma garota que possuí como uma auto-descrição, uma "péssima personalidade". Ela confessa ter matado alguém durante sua apresentação, porém logo em seguida sorri dizendo que era uma piada, porém a série continua a mostrar a culpa esmagadora que Maki sente. O segundo episódio de Kiznaiver mostra uma Maki perturbada vagando convenientemente em um necrotério, assombrado por uma garota morta de cabelo curto.



Maki aparece nas cenas de encerramento com a malmequer no peito de costas para esta misteriosa garota morta. Em muitas interpretações de uma malmequer, a mais comum é a relacionada a dor da perda por morte de alguém querido. A linguagem das flores da era Vitoriana é ligada ao tratamento de doenças de uma pessoa amada, enquanto isso no México é uma flor comumente usada no Dia dos Mortos, o qual honra aqueles que partiram. O problema pessoal de Maki parece estar ligado a sua culpa sobre esta garota do seu passado. aparentemente Maki está acorrentada de certa forma com o incidente desta garota desconhecida, e esta relação é refletida profundamente pela malmequer.

Chidori Takashiro - Margarida



Acima de todos, Chidori Takashiro deseja retornar para sua infância, a qual foi enfatizada pela personagem como uma das melhores fases de sua vida. Admitindo no segundo episódio de Kiznaiver que ela amava Katsuhira Agata desde quando os dois ainda eram crianças que cresceram juntos, Chidori deseja que Agata volte a ser a criança alegre que ela conheceu um dia, e não a casca de ser humano que aparece no foco da série. Qualquer espectador percebe que ela ainda ama Agata e que a maioria das ações que toma são focadas em fazê-lo voltar a ser o que era, a pessoa a quem ela amou. 

Não coincidentemente, as margaridas representam o retorno da infância e inocência. Chidori aparece carregando um punhado de margaridas roxas e brancas o que simboliza de forma profunda inocência, pureza e amor verdadeiro.

Nico Niyama - Grama de Olhos Azuis


De todas as flores aparecendo no encerramento de Kiznaiver, a da falsa excêntrica Nico, é apropriadamente a mais difícil de se identificar, pois a grama de olhos azuis é uma flor selvagem de seis pétalas com uma coloração roxo azulada, o que reflete de forma apropriada o perfil da personagem, mostrando a dificuldade de identificar qual a verdadeira personalidade da mesma. 

Em outra imagens a flor pode ser interpretada como a clematites azul indicando uma mente bela e artística, o que também de certa forma é uma imagem passada pela personagem através de sua imaginação.

Outras flores presentes:

Cada Kiznaiver carrega uma flor específica no encerramento, mas elas também colocam uma sequência de outras flores seguidas por uma rápida transição para seus olhos.




É dado a Sonozaki uma única peônia antes do encerramento mostrar seus olhos. Comumente sada na arte ukiyo-e (um gênero de arte japonesa), peônias são ditas de representar coragem, bravura, e vista como uma flor masculina que simboliza uma atitude mais indisciplinada e inconsequente. 

Pode se dizer que essa é uma representação de um significado mais profundo das ações de Sonozaki, algo mais profundo além do que simplesmente fazer o projeto kiznaiver ser um sucesso, pode estar simbolizando um risco que assumiu sem se importar com as consequências.





Enquanto sua flor pessoal, é bem simples, uma margarida, Chidori recebe lírios, flores silvestres de seis pétalas roxas que se assemelham ao buquê Nico. Recebe também narcisos amarelos, todos com significados mais impetuosos. Lírios representam uma pureza máxima, nobreza e santidade, porém uma morte precoce, orgulho e luxuria.

 Os narcisos pleiteiam pelo retorno da afeição ou amor, que geralmente são em último caso não correspondidos. Isso pode ser tomado como um sinal, que apesar da pureza de seu amor por Agata, a devoção de Chidori somente irá guiá-la para a queda, devido ao seruorgulho e é o que Sonozaki descreve como uma natureza de auto-justiça irritante.


Inicialmente essas flores podem ser erroneamente identificadas como flores de ameixa, porém elas estão mais para um tipo de magnólia. 


A Magnólia é outra flor tradicional que é interessantemente atribuída a Nico, uma pessoa que deseja se distanciar de sua rica família. Magnólias as vezes são colocadas por representar a mais elevada beleza feminina e uma nobreza natural. Como uma das flores mais antigas, magnólias são atribuídas a força e graça.

 Isso pode ser visto como a vontade de Nico de se tornar algo diferente da imagem da filha de uma família rica, mostrando sua força de vontade de ser algo diferente apesar das dificuldades implicadas nisso (Ela demonstra ser excêntrica e estranha não importando o que os outros pensem dela).


Por último na sequência de flores está Maki, com uma série de de flores difíceis de se decifrar. A primeira flor vermelha aparenta ser um orquídea rara, enquanto a que se parece com uma flor de cerejeira na verdade é uma flor de Cornus (mais conhecida como dogwood), pois apenas apresenta quatro pétalas, diferente de uma cerejeira. 

Flores de cerejeiras são icônicas no Japão, que podem transmitir o sentimento japonês de "mono no aware" (transitoriedade da vida ou sensibilidade efêmera), já as cornus possuem um laço estranho com o cristianismo e são ditas de lembrar a crucificação. Em ambos os acasos, estes são indícios que ligam Maki ao extremo sentimento de culpa sobre o que houve entra ela e a garota de cabelo curto com nome desconhecido em seu passado.

Este artigo de curiosidade foi feito em um blog gringo chamado Atelier Emily e foi traduzido e adaptado para trazermos para vocês.

Bottom Ad [Post Page]