Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Blog

Desabafo sobre notícias fakes que a maioria acredita


Não seja mais um que acredita em tudo que lê por ai.


Eu sempre tive um incômodo de ver notícias fakes ou manipuladas por aí e o maior problema disso tudo é como todos conseguem acreditar e viralizar o mesmo, de um modo que "todos" ficam sabendo de uma notícia falsa.

Páginas de anime no facebook sempre começam isso. Criam postagens (ou compartilham de um site de baixo caráter) notícias sobre "confirmação de nova temporada do anime X para data Y" e vários outros tipos de coisa. Todo mundo acredita, e quando você tenta provar que é mentira as pessoas se revoltam (?) com você.

Fora os outros sites que manipulam o título ou a legenda da notícia para chamar totalmente a atenção do leitor e destorce a notícia para ganhar bastante visualização.

Por que brasileiros são assim? Ah, se estou generalizando? Com o magnífico pleonasmo, sim, a GRANDE MAIORIA dos otaquinhos que estão por aí (principalmente o que curtem essas páginas de anime no facebook) acreditam em tudo que elas postam, não vão atrás fontes em outros sites nacionais ou gringos, nem sequer tentam ser racionais para ver se é realmente possível tal coisa acontecer.

O mais recente "caso" disso é a notícia que um certo site fez falando que a emissora de televisão Globo vai transformar um dos canais afiliados em um canal só para anime. Logo, todas páginas de anime que conheço e que alguns colegas conhecem estavam compartilhando tal notícia ( que por si mesma já era bem absurda por N fatores ), todos alegres e saltitantes com a tal informação. Nem sequer abriram o site e olharem se havia uma fonte ( E não havia e nem há, é fake.)

O que custa ir atrás da informação e parar de ser alienado? Parar de simplesmente aceitar tudo que as pessoas jogam gargante abaixo? 

Aqui mesmo no blog, nunca manipulamos uma notícia para fazer as pessoas lerem só pra ganharmos visualizações. Se algo que TALVEZ irá acontecer - com validez e pontos argumentativos para isso - postamos como algo que é possível, não algo concreto. Todas notícias que postamos, colocamos fontes. Não estamos obrigando ninguém a acreditar nisso que postamos aqui, mas as fontes estão aí, e as vezes são mais de uma fonte.

Essa postagem é apenas um desabafo como diz o título, quem sabe eu possa atingir pessoas com isso e fazê-las refletir sobre o que deve ou não acreditar e espalhar por aí.

Bottom Ad [Post Page]