Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Colunasoccultic nine

As Sombras de Occultic;Nine


Artigo adaptado com minhas impressões de Why You Should Watch the Shadows in Occultic;Nine de Richard Eisenbeis. Possui spoilers do anime até o episódio 8, último lançado antes da criação do post.


O estranho e curioso Occultic;Nine que está sendo lançado nesta temporada de outubro está dividindo opiniões entre aqueles que o chamam de "anime fraco e irritante", e os que dizem ser um mistério com roteiro característico e singular como os apresentados em outras obras (Durarara e Monogatari); Sem querer entrar nessas discussões e apontamentos, vamos falar sobre uma essência peculiar que a história tem e que inegavelmente faz bom uso. 

Se você reparar bem o anime se passa quase sempre a noite, e isso está diretamente ligado as sombras dos personagens, que a partir de determinado episódio fazem um grande sentido para história.


Provavelmente os nove personagens centrais estão mortos (digo provavelmente porque não confirmaram a morte de todos ainda), e o fato do anime ser noturno esconde muito bem as suas sombras. Embora seja bem discutível alguns pontos do anime que não são aceitos por todos em um senso geral, a direção visual de Occultic;Nine faz um ótimo trabalho com os enigmas e mistérios que nunca são resolvidos na trama, este é um grande ponto positivo já que são inúmeras as teorias criadas a cada semana. O show acaba fazendo construindo uma narrativa tão positiva em esconder os fatos e mistérios que as pessoas assistam novamente só para ver as dicas deixadas para trás, que talvez não fizessem sentido no momento anterior mas que agora fazem.


A própria conversa entre os personagens mortos e os vivos passa despercebido, e o principal jogo visual são o trabalho com as sombras, como diz o título. Os personagens centrais, mortos, não têm sombras perante objetos ou até mesmo o chão quando estão andando, apenas possuem aquelas que estão sobre si mesmos. Também houveram cenas que nenhum personagem sequer tinha sombra no chão, mesmo que fossem aqueles "normais" que não estão na nossa linha de confiança sobre os mortos e os vivos; Esta aí, um grande efeito visual que contribui e muito para o mistério. A direção esconde alguns pontos-chave desde o início e só agora esses fazem algum sentido, e mesmo assim, ela brinca com nossas percepções misturando alguns elementos a fim de nos confundir (tirar sombra de personagens aparentemente vivos por exemplo).


Você já viu a sombra dos nove personagens centrais? Em algum momento que tenha visto pode ser que este ainda estivesse vivo, e deliberadamente na sua próxima cena de aparição, já não estava mais. 

Este é sem dúvida um grande mérito visual da staff de Occultic;Nine que ao menos na parte visual está fazendo sem dúvida nenhuma um grande trabalho. Esse mistério todo acaba prendendo quem assiste a ficar cada vez mais curioso pelo que vem na próxima semana, pois imprevisões estão acontecendo a todo momento.


***

Bottom Ad [Post Page]