Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Análise de AnimesHaikyuuresenharesenha críticaReview Haikyuu!!

Haikyuu!! - Uma História de Superação Realista no Esporte | Review


Sinopse
Haikyuu conta a história de dois estudantes que entram na mesma escola depois de se enfrentarem anos atrás em um torneio. Um deles é absurdamente talentoso e experiente, mas é arrogante e falha na interação com seus colegas de equipe. O outro tem vigor, talento e uma agilidade absurda, mas sua falta de técnica, experiencia e altura o prejudicam. Agora eles terão que evoluir e trabalhar juntos para tornar o atualmente fracassado time de volei do colégio no campeão que já foi um dia.

Análise
Esperei até que Haikyuu 3 que esteve em lançamento na temporada que estou a escrever esta análise terminasse, para que eu fizesse um review abordando as três seasons do anime. Mesmo que uma nova temporada daqui a algum tempo seja lançada, o que é bem provável, a intenção é que este review seja consistente o bastante para ainda valer pelo quão bom a obra se apresenta. Pois bem, filtrar cada uma das três partes da série seria muito massante e extensivo, por este motivo que brevemente vou analisar as principais qualidades do anime referentes a cada temporada, juntando como um todo para representar a magnitude em que Haikyuu se executa.

O anime começa apresentando mais objetivamente do que nunca as propostas dos principais personagens, e em poucos episódios já temos uma solidificação mútua de como a série irá percorrer-se. Uma das principais, se não a principal, característica de Haikyuu!! que o faz marcante é o quão realista a obra consegue ser. Hinata e Tobio sofrem, e sofrem muito no início de ambas primeira e segunda temporadas, aprendendo a serem mais fortes e principalmente, não desistindo de seus objetivos. O desenvolvimento de suas habilidades assim como das personalidades, ambições e companheirismo ocorre ao longo de torna a jornada, e é um dos pontos mais fortes da série. A cada jogo vencido, habilidade e trabalho em equipe melhorados, é perceptível nitidamente o esforço anterior para que eles conseguissem chegar até ali.  As duas primeiras temporadas começam mais lentas, é fato pelo desenvolvimento árduo que é ocorrido e tempo gasto com os personagens, mas logo os desafios começam a surgir e vão ficando cada vez maiores na medida que os episódios correm. Já a terceira parte trata-se apenas dez episódios para cobrir apenas um único jogo intensamente empolgante. 


Haikyuu!! não tem "poder do protagonismo", não tem super-poderes e nem ao menos jogadas fisicamente impossíveis, tudo faz parte do talento, ou trabalho duro. O pequeno e ruivo Shoyou poderia até então ser classificado como inadequado para jogar vôlei pelo seu tamanho insuficiente, mas sua força de vontade e todo desenvolvimento em cima deste personagem o fez ser maior do que muitos outros talentos. Todas aptidões são treinadas, melhoradas, e se não é possível derrotar o oponente sozinho, Haikyuu faz bem em lembrar o trabalho em equipe, a qualidade individual de cada jogador do time seja qual a sua posição, para que unidos por estratégias muito bem trabalhas consigam a vitória.


Todos personagens são desenvolvidos, até mesmo os dos times inimigos, cujos flashbacks são jogados durantes várias partidas; O humor é outro ponto forte do anime que ajuda a descontrair e muito, de maneira cômica que acaba servindo como tranquilizante e ajuda a simpatizar ainda mais com os personagens; A presença feminina no anime não é tão forte, mas existe e faz bonito também. Até mesmo o único personagem da Karasuno que você espera nunca simpatizar, o frio e calculista do óculos, Kei, é incrivelmente bem desenvolvimento entre a segunda e terceira temporada, ao ponto de chegar no clímax do seu desenvolvimento e o anime mostrar o próprio, que uma vez era frio, pular de alegria pelos ocorridos, e você finalmente achá-lo muito foda.


A parte técnica de Haikyuu! é brilhante em todos os pontos. A soundtrack que toca por trás em todos os jogos é excelente, ainda mais para os momentos mais importantes, as jogadas perigosas e as cenas de superação. Os arranjos por trás de cada jogada sabem elevar nossa ansiedade e deixar os saques e todas jogadas mais épicas do que nunca. Essa ost excelente de Haikyuu!! vem desde a primeira temporada, embora que principalmente nos jogos mais importantes e nos seus principais clímaces; A segunda temporada é a que possui trilha sonora mais "fraca" em relação ao geral, ainda que seja ótima. A direção do anime, então, é espetacular. Desde o início eles fazem a simbologia dos corvos (Karasuno), que em fácil interpretação mostra muito bem os sentimentos dos jogadores em querer vencer; Nessa terceira temporada os corvos lutaram contra a águia e o simbolismo foi melhor do que nunca. 

Uma das cenas mais impactantes de todo o anime dentre suas simbologias foi com certeza a da imagem abaixo. Em sua sequência, é mostrado que os personagens não conseguem se erguer perante ao inimigo sozinho, mas conforme os outros jogadores vão chegando para ajudá-los eles levantam, e finalmente ficam a cima do adversário com o trabalho em equipe. 



Toda direção visual em conjunto com a animação faz um excelente trabalho. O anime é absurdamente acima da média para um de esporte, mesmo que muitas vezes a direção reutilize os mesmos cortes, mas afinal no vôlei ocorrem movimentos repetitivos muitas vezes e é inviável sempre animá-los com minusculas diferenças. Ainda assim, conseguem fazer lances tão bem animados com movimentação de câmera e storyboards épicos para deixar-nos em êxtase com o auxilo da trilha sonora por trás, sem desconfigurar os designs de personagens que é consistente em praticamente cem por cento do tempo. A cena mais bem animada da terceira temporada, que foi a última e a que está mais fresca em minha mente neste momento, é o lance final do jogo. Aquela rotação de câmera juntamente com a animação, tudo totalmente em 2D foi absurdamente bem feito, imagine o trabalho para desenhar todos os frames em questão. Em um geral, a direção e animação de Haikyuu!! melhoram muito da primeira à terceira temporada em todos aspectos, fazendo facilmente que o anime seja uma adaptação MELHOR do que o próprio mangá, a obra original. Toda experiência e suporte (soundtrack, storyboard e direção em geral) fazem a experiencia visual indescritível, o que obviamente não ocorre no mangá.



Conclusão
Se você não gosta de animes de esporte tão realistas assim, Haikyuu!! não é para você. Mas para quem quer essa experiência o anime faz brilhantemente seu ótimo desempenho sendo uma adaptação melhor que o seu original, com direção, animação e trilha sonoras super empolgantes em suas três temporadas, mesmo que as duas primeiras iniciem mais lentas em comparação ao seu restante.


Direção: 10/10
Roteiro: 9/10
Animação: 10/10
Soundtrack: 9.5/10
Entretenimento: 10/10


Bottom Ad [Post Page]