Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

CrunchyrollNotícias

Baixa Qualidade nos Recentes Vídeos da Crunchyroll e Possíveis Explicações



Um post no fórum Reddit foi feito sobre a qualidade dos vídeos na Streaming de animes Crunchyroll (CR), onde se declarava e provava que a qualidade dos animes caia após 24/48h de seu lançamento. Houve então uma onda de pessoas reclamando e explicando o que havia acontecido e o porque do CR ter feito aquilo.

A primeira hipótese era de que o CR teria diminuído o tamanho dos vídeos para salvar banda e economizar, já que o número de clientes havia aumentado, porém após dois dias de fúria no fórum do CR e reddit, eles vieram a público falar sobre o assunto. O site de streaming deu sua opinião, que está traduzida e exposta a seguir:

“O Crunchyroll está sempre trabalhando para oferecer a maior qualidade de vídeo possível aos nossos usuários. Para acompanhar o nosso crescente público e as muitas formas como as pessoas estão consumindo anime, temos vindo a trabalhar em uma nova infraestrutura para melhor apoiar a experiência de visualização.

Na semana passada, novos episódios foram lançados pela nova infraestrutura para testar a capacidade do sistema de veicular vídeo para grandes porções do público Crunchyroll. Os vídeos que alguns usuários viram não estavam de acordo com os padrões de nosso sistema anterior, nem até os padrões que exigimos de nós mesmos. Embora tivéssemos anteriormente identificado problemas com os vídeos, as soluções para uma implantação ampla exigem que nos movamos primeiro para a nova infraestrutura. No futuro, você ve que nós atualizamos a experiência de vídeo para simulcasts e novos episódios dentro da nova infraestrutura. Isso significa que você experimentará uma codificação melhorada para lançamentos futuros na nova infraestrutura, que não usará mais a baixa qualidade após qualquer quantidade de tempo. Para quem quiser mais detalhes técnicos em nossos códigos, nossos engenheiros lançarão um post no blog em breve. Como a transição para esta nova infraestrutura é completa, vamos re-encode todo o nosso catálogo com esta qualidade superior.

Por favor, saiba que nunca foi a intenção de Crunchyroll diminuir a experiência de visualização. Em casos como este, estamos agradecidos que nos alcançaram e forneceram feedback sobre o problema. Agradecemos a paciência com nossos esforços e continuaremos trabalhando para trazer uma experiência de visualização melhorada através do Crunchyroll.” 

Houve também a postagem dos engenheiros da plataforma sobre o assunto, em que atestaram que sua implementação de codificação dos vídeos para otimização estava causando grandes perdas para alguns animes, como eles mesmo mostraram nestas imagens:

Vídeo com baixa qualidade
Vídeo normal
Você pode ver esta comparação com mais detalhes neste link onde a staff do CR fala sobre o seu problema (link em inglês).

Mas o que eles realmente estavam fazendo com os vídeos?

Para entender este ponto devemos antes compreender o que é bitrate. Para isto imagine uma pintura ou quadro, você está pintando, no entanto mesmo que o quadro seja grande não garante uma boa pintura; Você deve antes usar muita tinta acrescentar detalhes, e é exatamente esta a relação entre resolução de vídeo e bitrate, não importa o tamanho do quadro, resolução, se ele não tem grande quantidade de informação para preencher a tela. O bitrate mede isto a quantidade de informação que flui do vídeo para a tela por segundos, e quanto maior, teoricamente, mais detalhes terão.

Logo qualidade nem sempre está ligada à resolução, e sim ao conjunto de fatores: Boa animação, grande fluxo de bitrate, alta resolução e etc, que juntos de sua tela HD entrega alta qualidade de vídeo. E um dos fatores de maior aumento no tamanho do vídeo, independente do formato, é o bitrate, por isto o CR tentou diminuir o bitrate dos animes, gerando perda de qualidade, para diminuir o tamanho dos arquivos.

Um exemplo numérico disto está no episódio 10 de Demi-chan wa Kataritai, que está com taxas de 834 kbps na resolução 720p, um valor muito pequeno se comparado as taxas médias de 2.000 kbps do DVD, ou então com o Netflix que está com taxas de 1750 kbps para vídeos em 720p. 

*Como o Crunchyroll não permite uma análise técnica de seus vídeos iguais ao Netflix, é necessário o uso de meios não oficiais para tal análise, por essa razão tais números podem ser questionados, mas o resultado da falta de bitrate é visível em várias imagens pela internet.

Como a seguinte comparação no anime Jojo na versão pelo CR e em outra uma versão de um serviço alemão de animes:

JoJo pela Crunchyroll
JoJo pelo Streaming Alemão
Mais comparações aqui

Comentários de um usuário que vale apena ser lido, só que está em inglês, link aqui.

Comentário oficial do Crunchyroll a respeito aqui.

***

Bottom Ad [Post Page]