Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

NotíciasSakuraCC

Anime Clássico de Sakura Cardcaptor Recebendo Remaster 4K e Mais Sobre Qualidade de Imagem


O Site oficial da franquia Sakura Cardcaptor anunciou um novo box de DVD/Blu-ray de sua série de TV de 1998-2000 que vai ser lançado no Japão em 13 de Dezembro, 2017. Os 11 discos contêm as duas temporadas juntas, o arco de 46 episódios “Clow Card” (Abril 1998 – Junho 1999) e o arco de 24 episódios “Sakura Card” (Setembro 1999 – Março 2000).

O mangá original do autor CAMP forneceu uma nova arte do box que saíra na edição limitada. O preço do Blu-ray box é de 45,360 ienes e para o DVD box é 23,328 ienes.

E de acordo com a Warner Bros. Japonesa, o remasterizado será criado usando os negativos originais de 35mm usados inicialmente na transmissão da série na televisão japonesa, eles serão então escaneados em resolução 4K.

Os trailers são:



Comentários:

A primeira duvida que vem é como foi feito então os primeiros BD de Sakura Card? Eles na verdade deveriam ser feitos a partir do *master e são de fato remasterizados, não apresentam poeira e tem mais sharpness (pixelização das bordas) e cores mais fortes.

A comparação feita por eles indica que o 4K tem menos artefatos por ser de um rolo de filme e é menos sharp, mas sofre por causa do 35mm de cores mais lavadas em algumas cenas e talvez agravado por causa dos efeitos.

E como toda a conversão de negativos de filmes eles sofrem do que chamamos de poeira e também apresentam danos elevado no começo e fim de cada rolo, isto deve ser corrigido digitalmente e a poeira deve ser removida usando sobreposição, que é uma técnica que consistem em escanear o filme várias vezes e como a poeira se move você tem imagens sujas em posições diferentes então basta sobrepor as partes limpas nas partes sujas. (Não adianta limpar e achar que vão sumir)


No círculo vermelho podemos ver uma grande poeira, está é uma das desvantagens de se escanear rolos.



Candy Candy episódio 1 rolo de 16mm convertido em DVD
Por fim esta nova versão vem como um diferencial, mas dependendo do seu gosto por imagem, a antiga versão em BD pode ser melhor que a nova, de qualquer modo é interessante a resolução 4K.

Curiosidades:

A Kodak afirma que um rolo de 35mm teria 6K de resolução, se fosse assim 16mm teria mais que o 1080p e não é o caso, 16mm é inferior ao DVD ou 480p, logo 35mm não é suficiente para o 4K, o correto seria 65/70mm (não existe tamanho maior), mas isto gera muitos debates e quase não existe solução.

*Master Video File: é o arquivo original em total resolução e total qualidade do vídeo, ele é usado mais tarde para gerar todos os outros formatos, por exemplo gerar o 35mm, alguns destes masters são deletados como no caso do Maze Bakunetsu Jikuu gerando DVDs que são upscaling de VHS e tantos outros animes em BD que são upscaling de DVD, a duvida é se não deletaram também os masters da Sakura Cardcaptor.


***

Bottom Ad [Post Page]