Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

binzume youseibottle fairyresenharesenha crítica

Bottle Fairy (2003) Venha aprender com as fadas o que é ser humano | Review


Sobre

Com o objetivo de se tornarem humanas quatro fadinhas foram envidas ao mundo humano para aprenderem sobre os nossos costumes e histórias, que muitas vezes são ilógicos e a confundem na visão simples e infantil delas. Será que elas se tornarão humanas?

Análise

Bottle Fairy ou Binzume Yousei (Fada de Garrafa) é de 2003 produzido pelo estúdio Xebec (Uchuu Senkan Yamato 2199) e se trata de uma obra original contando com 13 episódios de 13 minutos, mais uma vez um curta. Antes existe um motivo para os 13 episódios, 12 deles representam os meses do ano e 1 é o especial, seus gêneros são Slice of Life e Comédia.

A sua premissa se baseia no aprendizado atrapalhado do nosso elenco de nome bem engraçado: Kururu (centro do grupo), Hororo (a ingênua), Sarara (fria e calma), Chiriri (a alegre), esta combinação trabalha bem dividindo a tela e funções, com todas compartilhando o fato de terem uma visão infantil sobre o mundo.



A ideia é justificar pelas fadas está visão bem diferente, ingênua e que muito das vezes acabam entendendo tudo errado, ainda mais quando a vizinha Tama-chan (criança) tenta ensinar, este é o formato de humor. Dando aos episódios e aos novatos neste mundo anímico a oportunidade de aprenderem juntos das fadas vários detalhes que as vezes se demora anos vendo outros animes.

Exemplo básico é sobre a Golden Week (Semana Dourada) uns dos feriados mais importantes do Japão e que raramente aparecem, mas são as vezes sutilmente utilizados, a concepção e conceitos do florescer japonês e mais alguns detalhes sobre história e samurais. Este é seu maior forte tornar estas situações diárias num aprendizado sem perder o seu lado calmo e bonitinho.



Afinal sempre é bom aprender e o elenco inteiro cabe na palma da sua mão, elas são pequenas e de grandes imaginações capazes de irem muito além no sentido errado do real significado. A animação esteve de parabéns em adaptar essa imaginação, ela se utiliza de design simples e deforma as personagens muitas das vezes para passar os sentimentos, as cores são no estilo aquarela, já os cenários são prejudicados pela ambientação porque 99% do tempo se passa no quarto ou no quintal da casa, a exceção é o episódio final.

Porém como ele se dedica ao seu lado humor e os cenários são simples, eles acabam por serem usados a favor das risadas, semelhante a Hidamari Sketch. Outro destaque é sua trilha sonora, para os mais fãs de coisas antigas, ela parece ser bem mais antiga, são na sua maioria músicas divididas em duas partes as alegres e as tristes, a abertura é marcante (kawaii), e por fim funcionam.



O maior problema deste anime é relativo "ao gosto vs a expectativa", não se deve esperar nele grandes histórias, nem personagens complexos, estes gêneros normalmente se abdicam te tais características importantes para alguns. Também não podemos confundir o público alvo da obra que é seinen e não crianças, pois o termo infantil pode confundir.

Além desses pontos, ele lembra muito a adaptação de 4-komas, então não existe a preocupação em interligar bem o plot entre cada piada, ele tenta ser bem flexível e ágil na medida do possível. E por fim vale ressaltar ele não é um slice of life puro igual a Binchou-tan ele se trata de comédia, mas mesmo assim ele tem a qualidade de te alegrar e mostrar o valor das pequenas coisas.

Avaliações:

Direção: Consegue encaixar os mini plots e dar a impressão das fadas serem pequenas ou normais na medida certa, problema é sua simplicidade e poderia ter dado mais valor as cores aquarelas. Nota 7/10

Roteiro: É daqui que surgi as piadas, em sua maioria são mal entendidos, trocadilhos em japonês então está de parabéns pelo trabalho, faltaria somente dar mais utilidade a premissa inicial. Nota 9/10

Animação: O design é simples e foi bem aproveitado, por isso não existe inconsistência notáveis. O destaque é pela sua utilização das cores aquarelas e cores em gerais, são suaves e equilibram com o humor agitado, dentro do esperado para os modelos de comédia mais Slice of Life. Nota 9/10.

Soundtrack: De todas apesar de ser algo antigo, funcionar e ter uma abertura marcante o seu restante é bem esquecível e não será algo extremamente importante à série. Nota 6/10

Entretenimento:  Aqui é relativo ao seu incomodo com certos fatores, para o meu gosto e aos de pessoas similares, vai te entreter muito ver 4 fadas. Nota 8/10


Eu assistindo elas.
Conclusão:

Em resumo, uma obra para pessoas com gosto por garotas pequenas e comédia rápida tendo partes um slice of life, onde o destaque é suas lições e cores aquarela. Venho aqui indicar a vocês Bottle Fairy, ele é relevante e marcará os fãs.

Nota Final: 7.8/10

Extra:




***

Bottom Ad [Post Page]