Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

FATEFate SeriesFate/ApocryphaHGS Topic

A animação de Fate/Apocrypha #22


Muitas pessoas estão criticando a animação de alguns episódios de FateApocrypha, julgando-a como uma "animação ruim que não está no nível da Ufotable". Será mesmo?

Animação Fluída

A A1-Pictures está fazendo produzindo uma animação lotada de sakugas em Fate Apocrypha, com muitos frames por segundos e partículas se mexendo perante a tela. Desde o início do episódio 1, até o mais recente episódio episódio 22, as batalhas estão sendo MUITO movimentadas e cheio de ação o tempo todo - tudo com animação em 2D.

Querer comparar com batalhas de algum Fate da Ufotable, como por exemplo a do Shiro vs Archer em Fate UBW 2, deixa de fazer sentido. No primeiro caso, como já dito, há pelo um episódio inteiro cheio de animação fluída em 2D, muita movimentação e coisas acontecendo na tela o tempo todo, enquanto na Ufotable, nessa e em outras batalhas, além do extensivo uso de diálogos (a batalha que mencionei tem pelo menos 2eps inteiro de duração, mas mais da metade do tempo é conversa), a animação é feita principalmente pelo uso de filtros e efeitos em CGi. Sério que alguém quer comparar uma animação muito mais movimentada em 2D, em comparação a filtros digitais?

"A1-Pictures é um estúdio lixo"

A A1-pictures é uma subsidiara da Aniplex, e é uma compania gigante. Seus projetos são pegos através de diretores que não são fixos no estúdio, diferente da Ufotable por exemplo. O que isso quer dizer? Que diferentes diretores são contratados para ficar a cargo de diferentes projetos do estúdio. Isso explica o porquê de tantos animes da A1-Pictures saírem legais enquanto outros saem completamente horríveis, não há uma constante neste caso e tentar atacar o defender o estúdio isoladamente não faz nenhum sentido.



Animação != Consistência != Designs

Não é preciso uma consistência completa e designs super bem feitos durante uma cena bem animada para que ela seja de fato uma cena bem animada. Não é necessário que haja consistência dos traços, nos frames e nos próprios designs para que a cena em seu geral seja bem animada, para que tenha sakugas. Isso varia com o estilo de cada diretor (ou estúdio em alguns casos). Um ótimo exemplo é o brilhante Masaaki Yuasa (Diretor de Ping Pong: The Animation, The Tatami Galaxy e outros) que tem um estilo distorcido e rabiscado. Ele prefere que em seus projetos os designs sejam bem mais simplistas e fáceis de serem desenhados para que fique mais fácil dos frames serem animados, e é assim que o diretor consegue encher seus animes de cenas super fluídas e bem gesticuladas. Economizar detalhes rende animação fluída, é uma regra fácil de entender.

Não estou querendo dizer que o diretor de Apocrypha optou por esse estilo de animação, mas em vários momentos - principalmente nesse episódio 22 - foi algo bem parecido que ocorreu, seja propositalmente ou não. E isso não importa pois ainda assim é uma animação bem feita. Sacrificaram os detalhes dos designs e as próprias as sombras que fazem a proporção dimensional dos personagens com o ambiente, tudo em prol de cenas mais fluídas, rápidas e com muito mais coisa se movendo (acontecendo) na tela. É evidente que no meio disso tudo haviam inconsistências indesejadas nos próprios frames e designs, mas isto é pela falta de tempo da produção, seja em revisar os desenhos ou pelo próprio atraso de entrega do trabalho devido ao cronograma apertado. Mas, só por isso, quer dizer toda a animação foi um lixo? Um trabalho jogado fora? Será que não há um equívoco em simplesmente não aceitar essas tão bem animadas - (vamos colocar em uma linguagem mais simples, com "tanta coisa se mexendo na tela de maneira legal e bonita") - só por causa de inconsistências que aconteceram em algumas partes?


Resumindo

Embora Fate Apocrypha tenha sérios problemas de adaptação, o que incluí o seu próprio roteiro, a animação exposta é sim muito boa e bem animada. Você pode não gostar do estilo usado na animação, mas não faz sentido algum discordar do fato que as batalhas estão sendo bem animadas, tente contar e observar o quão bem movimentadas são as cenas de ação. E novamente, não faz sentido algum tentar comparar essas cenas totalmente animadas em 2D com os filtros digitais (bem apelões, diga-se de passagem) que a Ufotable utiliza para embelezar os outros animes de Fate. Sakugas desenhas à mão, frame por frame, com aquele número fantástico FPS na hora da ação e movimentação não podem e não devem ser diminuídos ou desvalorizados por animações em 3D que nem sequer conseguem fazer o mesmo tanto de ação.

Fate Apocrypha é um dos animes mais bem animados do ano, se não for o mais bem animado. 
--

PS: Não entrei muito na parte técnica e juro que tentei ser o mais simples possível com esse texto.

***


Bottom Ad [Post Page]