Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Análise Semanalanálise semanal just becausejust becauseresenharesenha crítica

Just Because! #10 | Análise Semanal



Não é por acaso que Just Becuase! apresenta nas arte promocionais os principais personagens presos em uma plataforma de trem. Narrativamente, Just Becuase! está obcecado com a natureza estranha, muitas vezes acidentalmente íntima do trânsito em uma cidade pequena. Personagens da série chocam se uns com os outros nos trens e nos corredores da estação.

Raramente é permitindo aos personagens confrontos dramáticos claros que eles tanto desejam. Mas em um nível temático, a plataforma de trem também representa as posições desses personagens na vida: presos entre as estações, sem saber onde essa linha pode levar. 

Todas as confissões já foram feitas, e agora os personagens devem aguardar na estação. A primeira etapa da viagem terminou, agora eles se sentam encalhados na estação de transferência, desajeitadamente fazendo conversas ociosas. A urgência da transferência ficou clara no início do episodio, onde todos os alunos foram para a escola simplesmente para deixar suas mentes ocupadas com coisas triviais. Com a chegada da época de vestibular, cursar o ensino médio agora passou a ser opcional.


Ambas Mio e Ena esperavam dar para o Eita chocolates, mas foi a Mio que inesperadamente tomou a frente. Mas sua descoberta do wallpaper do Eita ser a Ena fez ela fugir em lágrimas, porem sua derrota finalmente se tornou uma coisa feliz no final. Foi precisamente a ameaça da Ena que ajudou a Mio a perceber a força de seus sentimentos sorridentes. Enquanto ainda segurava as lágrimas Mio alegremente declarou que “Eu estou certa disso!” 

Dada a forma como seus sentimentos pelo Haruto sumiram como fumaça no momento que ela agiu sobre esses sentimentos, fazia total sentido Mio ver este conflito como uma validação de seus sentimentos pelo Eita, simplesmente sabendo que ela realmente gostava do Eita o suficiente para chorar. Chorar foi um alívio emocional para ela.

Enquanto Mio esclareceu seus sentimentos, Haruto e Hazuki estavam longe de ter sua própria reunião dramática de Dia dos Namorados. A escolha da Hazuki em tocar trompete no campo de beisebol para o Haruto foi ao mesmo tempo romântico e profundamente triste. Enquanto os sentimentos da Mio pelo Haruto finalmente se provaram nada mais do que nostalgia vazia, nostalgia é claramente muito mais significativa para Haruto e Hazuki

Felizmente, a reunião terminou com uma nota feliz, com a Hazuki concordar em sair com o Haruto uma vez que tenha terminada a faculdade. Enquanto eu gostei muito de ver estes dois confirmando seus sentimentos um pelo outro, eu estava um pouco insatisfeito com o desfecho da cena, onde seguimos o Haruto indo para casa de bicicleta.

A obra estava claramente tentando nos colocar diretamente na cabeça do Haruto, mudando para a perspectiva de primeira pessoa, mas eu prefiro muito mais ter assistido a procissão visual do Haruto em sua bicicleta carregado de emoções borbulhando, teria sido uma escolha infinitamente mais efetiva. Em última análise, a escolha de se apoiar nessa perspectiva de primeira pessoa em CG deve ter sido mais prática do que estético.


O momento ainda foi relativamente efetivo, mas dado que essa era a resolução de um dos principais dramas de Just Because!, eu teria gostado muito mais de alguma execução ligeiramente mais forte. 

Felizmente, o confronto final do episódio não teve tais problemas. Ena acabou por entregar  um embaraço de encantos de boa sorte para o Eita, sinalizando tanto o amor dela quanto a aceitação de seus próprios sentimentos. Sua conversa foi encantadora e a personagem agindo de maneira forte, enfatizando mais uma vez o bom casal que esses dois fariam. 

E no entanto, com os dois mais uma vez encalhados em uma plataforma de trem, esta cena também passou um sentimento de adeus. Ena pode gostar muito do Eita, mas seu trem está prestes a sair da estação. O elenco de Just Because! parece cada vez mais próximo do fim dessa viagem pela infância/adolescência. 


Avaliação:   ★  ★(++)

Bottom Ad [Post Page]