Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

análiseAnálise de AnimesNet-juu no Susumeresenharesenha críticareview Net-juu no Susume

Net-juu no Susume (2017) | Review


Sobre
A história é sobre Moriko Morioka, uma mulher NEET de 30 anos de idade que decide viver sua vida focando em um jogo online. No mundo do jogo de Netoge, ela começou a sua nova vida como um personagem masculino chamado Hayashi. Ao começar como iniciante, uma personagem bonita chamada Lily estendeu a mão para ajudá-la. Vamos acompanhar a historia dela descobrindo quem é essa tal Lilly na vida real e junto disto suas aventuras românticas.  

Análise
Basicamente Net-juu no Susume é a historia de um casal que se conhece através de um jogo online. A protagonista Morioka faz um personagem masculino em um MMORPG, e assim ela conhece uma personagem feminina chamada Lily, só que na realidade Lily é um homem chamado Sakurai. Então a historia se desenrola a partir dessa troca de gêneros em um jogo online. 

Net-juu no Susume padece de um dos problemas mais comuns em animes de romance - mais de 90% dos problemas que os personagens enfrentam poderiam ser corrigidos se eles simplesmente se comunicassem. Cada episódio que passa há mais complicações sendo adicionadas à história, fica bem óbvio que isso é utilizado para compensar o tempo de tela. É bem triste ver que o roteirista não conseguiu obter um conteúdo mais decente de uma obra com um conceito tão interessante, e de apenas 10 episódios. Porém, a obra adapta um manga de mesmo nome, não o  li manga. mas a historia deve ser parecida com essa - então não vou culpar o roteirista




Considero o anime bom, mas o enrendo fica preso se limitando a não revelar as identidades até o final, e isso é bem irritante e exaustivo. Os figurantes entendem o mal entendido entre os dois protagonistas, e de bom grado optam por confundi-los e distraí-los, impedindo de descobrirem a verdade e com isso impendido o mover da trama. Ainda temos os momentos mais propícios para o revelar das identidades, e em resposta a isso eles dizem coisas como: "Estou com muita vergonha de dizer que sou um gamer","Sou mulher mas jogo com um personagem masculino","Não posso deixar que descubram que sou um Neet". E com isso ficamos na estagnação da trama. 

Um ponto mal trabalhado na obra é o motivo da Morioka ter se tornado uma NEET. É dito que o motivo é seu antigo trabalho, mas o que exatamente aconteceu não sabemos. Não é necessariamente um erro ou furo, é só uma escolha que a obra toma. Se não enrolassem tanto para revelar as identidades teríamos tempo de tela para explicar minimamente isso. Um ponto forte em Net-juu no Susume certamente são os personagens, eles carregam um gigantesco carisma, é bem fácil se conectar com eles; principalmente se você é um jovem adulto.   

Quanto à relação da Moriko com o Sakurai, é extremamente previsível. A relação da Lily com o Hayashi se desenvolve gradualmente em paralelo com a Moriko e o Sakurai, deixando ainda mais óbvio. Outro aspecto previsível é o fato que a Moriko e o Sakurai já se conheciam em um jogo anterior. Na época, Moriko ainda estava trabalhando e Sakurai estava passando por um período difícil. Esse tipo de coincidência é muito forçada. 



Avaliações:

*Direção: É uma boa direção. Eles mudam a paleta de cores do mundo real e do jogo, dando uma grande diferenciada. Sem contar a forma como os personagens são bem colocados nos cenários, deixando bem claro o que está acontecendo na cena. Nada acima do normal, é uma direção na média.  

*Roteiro: O maior problema da obra. Fica adicionando complicações à história somente para completar o tempo de tela. E ainda cai no mesmo erro de praticamente todos os animes de romance, onde quase todo o problema central pode ser facilmente resolvido com diálogo entre os personagens. Não que seja totalmente mal escrito, tem alguns claros problemas, mas consegue sustentar a obra.

*Animação: Animação é o suficiente para uma série de slice of life com romance. Ainda apela para o cartoon facilitando uma animação mais fluida nos momentos de comedia. Mas isso funciona para fazer comedia, então não é um ponto negativo.  

*Soundtrack: Bem básica, nem é perceptiva direito. 

*Entretenimento: O maior ponto forte, consegue te entreter com a comédia simples e com personagens bonitinhos e carismáticos.  


Conclusão:

A obra consegue destacar a importância de bons personagens para uma historia, e qual tipo de impacto eles podem ter mesmo em um roteiro mal escrito. A taxa de desenvolvimento e construção de personagens é realmente boa desde do primeiro episódio. Através de pequenos encontros, de trocas de e-mails, da possibilidade de beber, e finalmente ficando cada vez mais próximos, essa evolução na relação dos personagens é boa. 

É tudo muito rápido e muito natural, longe de ser real mas é fluido. O tema MMORPG no geral é usado muito bem, não ofusca o anime ao ponto de só mostrar isso, mas é uma coisa que tem e é de grande importância. 

Net-juu no Susume, tem bons personagens e uma boa evolução na relação deles, sendo feito de forma gradual e fluida. Na maior parte o anime é bom, vale assistir para quem curte romance. O maior problema da obra fica na forma como ela segura a importante revelação para o final, impedido a trama de avançar de forma relevante. E ainda conta com diálogos que são um pouco vazios e repetitivos.

Direção: 6
Roteiro: 4
Animação: 6
Soundtrack: 4
Entretenimento: 7
Impacto Emocional: 6



***

Bottom Ad [Post Page]