Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Análise Semanalanálise semanal Megalo boxMegalo Boxresenharesenha crítica

Megalo Box #7 | Análise Semanal

Nenhuma duvida quanto a isso: Megalo Box é muito bom. Ele me mantém entretido em todo seu trabalho, conectado tanto a nível intelectual quanto emocional. Um anime original baseado em um modelo clássico de Hollywood, construído sob medida para um formato de 12 episódios. 

Claro, há conexões pessoais inegáveis que fazem esse show funcionar tão perfeitamente comigo. Quer dizer, eu sou fascinado por coisas como a introdução aqui. Sim, era inacreditavelmente Gainax em estilo, mas também era um belo filme - ousado, confiante e atrevido. Quando um diretor pode mover a história em uma cena tão curta sem diálogo, você sabe que está lidando com um talento real. Claro, poderíamos ter tido um par de personagens falando sobre como a "mania Gearless" estava varrendo a população - mas isso teria sido tão eficaz? Ou tão divertido?
Hip-hop, arte de rua e tatuagens - não há dúvida de que Joe se tornou o homem do povo, a escolha do “Joe comum”. Mas ele está sofrendo depois de seu banho de sangue contra Aragaki - e, novamente, Moriyama-sensei não se sente na necessidade de explicar isso para nós, e quando ele mostra Joe mijando sangue é muito mais impactante. Contusões em todo o corpo e o que é obviamente um rim gravemente ferido - este não é um homem que deve praticar boxe por alguns meses, especialmente contra caras que usam próteses para ajudar na causa. Mas o tempo é essencial aqui, com o último lugar em Megalonia prestes a ser premiado.

O jogador chave aqui é Shirato Mikio, que nos conhecemos brevemente no final do episódio da semana passada. É claro que o sobrenome dele não é coincidência - ele é o irmão de Yukiko. Ele também é a escolha do conselho de administração da Shirato para reivindicar o último lugar para Megalonia. como "parte da empresa" - e depois de ganhar facilmente o que deveria ser uma luta difícil de "ganhar e entrar" (com a ajuda do equipamento "A.I" que lê os movimentos dos oponentes), parece uma aposta certa para a ultima vaga. Mas ele escolhe o espaço de sua entrevista após o jogo para chamar Gearless Joe, declarando que ele não pode reivindicar a posição final do Megalonia até que ele derrote o novato.

Isso é complicado, para dizer o mínimo. Mikio e Yukiko têm uma história conturbada, já que ela aparentemente lhe deu uma cotovelada para ser declarada sucessora de seu avô. Ela também é amante de Yuuri, e ele é obviamente o cavalo que ela escolheu apostar em Megalonia. O conselho quer que Mikio entre - Yukiko quer que ele saia. Aparentemente na escolha de lutar contra Joe sem Gear ao invés de aceitar o que certamente teria sido garantido a 4º vaga no torneio final, Mikio mostra ter atitude e determinação. Mas, como se constata, as coisas não são o que parecem ser.
Enquanto isso, Joe está treinando duro - depois de um período de descanso forçado - para uma luta que (como de costume) parece muito sem esperança. A única vantagem que Joe tem em não usar equipamento é que ele não tem que lidar com o pequeno atraso que os lutadores aumentados têm em dar seus socos - por causa da natureza intuitiva do equipamento de Mikio, isso não é um problema para ele. Sachio até instituiu algum treinamento secreto projetado para fortalecer os fundamentos de Joe, para que seus golpes sejam muito mais poderosos. Resumindo, é uma demonstração inspiradora de força e unidade de equipe, e o acúmulo antes da luta contra o Mikio é intenso e bastante emocionante.

Mikio, infelizmente, acaba por ser um jogador sórdido. Ele definiu tudo isso para que possa chantagear Joe para que ele desista da luta, usando o fato de que ele aprendeu os segredos do passado "Junk Dog" de Joe. A narrativa do show coloca Joe neste capítulo  de volta ao seu lugar de "Junk Dog". Fazendo a clássica jornada de "este não é o seu lugar". E desta forma, Mikio pode reivindicar legitimidade sua vaga (como pode um cara que não comparece ser um finalista merecedor?) sem realmente arriscar seu lugar nas finais. 

Mas enquanto isso funciona eu me pergunto - Megalo Box parece depender do poder da opinião pública. Se a verdade sobre o passado de Joe se mostrar, não poderia torná-lo mais popular com as massas "não limpas" - não menos? Talvez se o Team Sem Endereço fosse apresentar toda a verdade - não apenas o seu próprio passado sujo, mas também a chantagem de Mikio - uma multidão exigiria sua inclusão ainda mais vociferante. E como Megalonia tem tudo a ver com marketing e Yukiko quer que Mikio saia de qualquer maneira, por que ela deveria desafiar a opinião pública? A popularidade de Joe pode até começar a envergonhar os lutadores que dependem de equipamentos, em vez de seu próprio talento e inteligência - e se eles eliminassem toda a tecnologia como resposta, veríamos um boxe real. Um abraçar pleno ao antigo, e uma renegação ao novo. 
Avaliação:      ★(+++)

Bottom Ad [Post Page]