Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Nada melhor para se ler, ou assistir, no Dia das Bruxas do que um bom terror. Estes são os mangas que eu sinto que melhor incorporaram o espírito da época de Halloween. Não o mais assustador ou o melhor do gênero, mas sim os mangas (espero que pouco conhecidos) com o clima certo e atmosfera certa para a data. Abaixo, em nenhuma ordem particular, apenas uma lista de algumas boas pedidas:

Avisos:
1 - Tentei tornar a lista o mais diferente possível, evitando os clássicos do gênero. Sim, Junji Ito é um mestre do horror, todos nós sabemos, mas vamos dar a chance para os outros.
2 - A ordem é aleatória, trata-se de uma listagem e não de um ranking.
3 - Os mangas seguem critérios de - "isso deve assustar" ou "isso me assustou".


5- Fuan no Tane
Volumes: 3 
Capítulos: 72 
Status: Concluído 
Publicado: 2002 - 2005 
Gêneros: Horror , Sobrenatural, Seinen
Seu Autores: Masaaki Nakayama (História e Arte) 

SobreÉ uma coleção de histórias curtas e principalmente atmosféricas que lidam com lendas urbanas, fantasmas e superstições, todas organizadas em torno de um tema específico (escola, visitantes, etc.). Algumas têm apenas duas páginas.

Comentário: Esse não é um dos meus favoritos, mas ainda considero uma boa pedida para quem procura um horror mais leve. A obra conta com historias um pouco mais engraçadas do que outros mangás de terror. A arte da serie é eficiente. Pode não ser surpreendente, mas é bem feita para transmitir claramente o medo e a ansiedade que os personagens estão sentindo.


4- Dragon Head
Volumes: 10 
Capítulos: 89 
Status: Concluído 
Publicado: 1994 - 1999 
Gêneros: Ação, Drama, Terror, Psicológico, Seinen 
Autores: Minetaro Mochizuki (História e Arte)

Sobre: Um trem cheio de estudantes descarrila em um túnel durante um terremoto. Os poucos jovens sobreviventes precisam tentar manter sua sanidade mental enquanto encontram uma saída; longe do trem cheio de destroços apodrecidos de seus colegas. Mas o mundo para o qual eles estão tentando voltar não é mais o mesmo.

Comentário: Para quem curte uma configuração pós-apocalíptica, essa é a escolha certa. Como pedido pela configuração, o manga oferece algumas reflexões perspicaz sobre o medo e a condição humana. Sofre da sensação que o mangaka mata todos os personagens quando ele termina de usá-los. Ritmo final abrupto. Conclusão um pouco previsível. 


3- Kouishou Radio
Volumes: Desconhecido 
Capítulos: Desconhecido 
Status: Em publicação 
Publicado em: 2010 - ? 
Géneros: Horror, Seinen 
Autores: Masaaki Nakayama (História e Arte) 

SobreUma coleção de histórias de terror.

Comentário: Como o mangá anterior do autor, Fuan no Tane (primeiro da lista), Kouishou Radio é uma coleção de pequenas histórias perturbadoras. Desta vez, todos os eventos aparentemente desconexos do livro parecem girar em torno de um deus obscuro, cujos poderes se manifestam através de corvos, bonecas e cabelos humanos. Mais uma das provas de que nos ocidentais ainda não descobriram como fazer um bom horror cômico.


2- Dokumushi Kozou
Volumes:
Capítulos: 13 
Status: Concluído 
Publicado em: 1975 
Gêneros: Horror, Sobrenatural 
Autores: Hideshi Hino (História e Arte) 

SobreSanpei é intimidado na escola e maltratado em casa. Seus únicos amigos de verdade são seus animais de estimação. Mas quando ele é picado por um inseto estranho, a vida de Sanpei muda para sempre! Transformado em um enorme inseto venenoso, ele escapa para descobrir o mundo lá fora. Mas lá ele encontra apenas mais ódio, e eventualmente ele retorna para exigir uma vingança aterrorizante.

ComentárioUm rapaz que não parece se encaixar na sociedade é mordido por um inseto misterioso. Dokumushi Kozou é uma historia mais relacionável do que a grande maioria dentro do gênero de horror. Infelizmente, a própria tag de "horror" já entrega o final disso. Mas, ainda, a serie captura bem o sentimento de um oprimido. 
Considero uma homenagem/inspiração, a um dos meus autores e livros favoritos, A Metamorfose de Kafka. 


1- Emerging
Volumes: 2 
Capítulos: 22 
Status: Concluído 
Publicado: 2004
Gêneros: Drama, Terror, Psicológico, Seinen 
Autores: Masaya Hokazono (História e Arte) 

Sobre: O Japão é um brilhante modelo asiático de sucesso. Mas como esse país conseguiria administrar uma crise sanitária em larga escala? O que aconteceria se, em Shinjuku, um dos maiores distritos de Tóquio, um homem viesse a esvaziar seu sangue na rua em plena luz do dia? Como as autoridades políticas e sanitárias administrariam o drama? Um vírus emergente começa a se insinuar lentamente nas artérias da capital japonesa.

Comentário: Uma obra bastante original. Poucas mangas abordam uma possibilidade tão real de uma infecção viral aparecer, espalhando-se rapidamente, e sendo incapazes de detê-la. Mas, infelizmente, a arte não é nada especial - concentrada muito no sangue para evocar o horror, funcionando de forma mais nojenta do que horripilante. É uma leitura rápida que vale seu tempo. 
***

Bottom Ad [Post Page]