Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Como JoJo Ameaça na SegurançaDiamond is UnbreakableGolden WindJOJOMatériaPart 5

Como JoJo Ameaça na Segurança | Matéria

Jojo Parte 4 é um dos meus Jojo favoritos, mas Golden Wind ainda parece ser um show de voos altosO elenco de Golden Wind já parece ser o grupo mais forte de toda a franquia até agora, e os desafios que enfrentam estão fazendo uso brilhante de suas personalidades, Stands e dos vários ambientes em que habitam. Até o momento, não acredito que a Parte 5 mereça ser tão maligna quanto é entre certos setores do fandom. Dito isto, há muito mais partes de JoJo aqui do que é reconhecido. Dês do momento em que Bucarreti e seus homens pisaram em um barco isolado até a batalha encurralados por um espelho, senti uma brisa familiar - e é para lá que vamos. 

JoJo definitivamente ficou mais idiota ao longo do tempo, ou pelo menos, sua tolice passou do implícito para o textual. Ainda que tenha mudado e continue retroativamente mudando, Araki parece ter adotado algumas coisas como seu estilo; talvez sempre tenha estado lá. Sendo assim, diria ser notório que estar preso em um local isolado aparentemente seguro enquanto é atormentado por atacantes desconhecidos ou inesperados, é o pão e a manteiga de JoJo; o show empregou conflitos bastante semelhantes para o grande sucesso ao longo de seus arcos. Hoje, gostaria de explorar o caso de amor de JoJo com esse subgênero específico; vamos discutir a arte da invasão do lar! A forma com que JoJo invade seu local seguro. 
Existe claras diferenças quando observado as diversas partes de Jojo. Por exemplo, o design; em Diamond is Unbreakable, a designer Terumi Nishii preferiu uma arte de personagem relativamente fina e limpa. Mas, Jojo em todas as suas partes mantem ecos de escrita. E irei abordar um desses. Narrativas relacionadas a invasão de casas são comuns em histórias de ação e horror, e nem sempre necessariamente se concentram em um lar literal. O conceito mais amplo é basicamente “um lugar de segurança assumido sendo agora desafiado por algum atacante ameaçador”, um conceito que inspirou clássicos que vão desde Assalto ao 13º DP a Sexta-Feira 13ª. Mãe!, de Aronofsky, brinca com esse conceito habilmente. As pessoas naturalmente consideram suas casas um lugar de segurança e uma extensão de si próprios, tornando-as alvos na medida de histórias que querem desafiar nosso sentimento de segurança e constância. 

Você pressente uma catástrofe pairando sobre o seu polo de segurança de tal forma que tudo realmente se sente tomado por uma enorme insegurança. Tirar a nossa presunção de segurança é um truque clássico para criar tensão dramática e, como uma narrativa de ação que também é fortemente inspirada em filmes de terror, tornou-se um grampo em JoJo. Os arcos de JoJo são montados por grupos de personagens selvagens e inventivos, mas você pode sempre contar com uma ou duas invasões à casas.

Isso gera uma dívida do programa com esse subgênero que é clara desde o início. E é uma divida que perdura até a atual parte, embora as invasões de casas que ecoam filmes de terror específicos sejam muito mais comuns em Diamond is Unbreakable - o primeiro conflito de JoJo se concentra na invasão de Jonathan Joestar pelo nefasto Dio. Este arco toca os medos clássicos de algum intruso cuja ameaça é visível apenas para você, não apenas invadindo sua casa, mas lentamente envenenando as pessoas que você ama contra você, e, finalmente, substituindo você em sua própria vida. A ameaça de Dio não é uma consequência direta de sua força física; é um reflexo muito mais de sua violação alegre e sua confiança de que certamente acabará roubando a vida de Jonathan. Depois de uma infância tensa cheia de ataques pessoais dissimulados, a invasão de Dio finalmente culmina nele literalmente atacando a casa de Jonathan, e lutando pela supremacia em uma batalha que, apesar de terminar em vitória para Jonathan, ainda deixa sua casa em ruínas, queimada.
Depois que os dois arcos seguintes de JoJo se concentram mais em aventuras mundiais, o cenário suburbano consistente de Diamond is Unbreakable oferece o local perfeito para mais histórias sobre o medo de correr riscos dentro do seu próprio lar. Com a invenção dos Stands, Hirohiko Araki é capaz de reduzir cada vez mais nossa presunção de segurança. O Stand de Angelo, sendo capaz de viajar através da água, significa que trancar portas e janelas já não é mais suficiente; cada cano e torneira é um veículo potencial para o perigo, e um dia chuvoso significa que você está literalmente, permanentemente cercado pelo inimigo, com apenas um telhado frágil separando você da ruína. Apresentando a casa de Josuke como um imponente monólito de olho de peixe e enfatizando a vigilância perpétua de Angelo, o primeiro arco de Diamond is Unbreakable parece uma declaração intencional de propósito, e Araki oferece seu material de invasão domiciliar mais dedicada e bem executada.

Mas, claro, Diamond is Unbreakable ocorre inteiramente dentro dos subúrbios de Morioh, e "subúrbios tranquilos e idílicos" são basicamente o habitat natural de narrativas de invasão domiciliares. Os subúrbios têm uma longa história de esconder segredos obscuros sob um verniz de civilidade, e suas linhas em espiral de casas e janelas fechadas naturalmente implicam a sensação de estar sendo observado ou seguido. À luz disto, Diamond is Unbreakable, está completamente cheio de invasões em casa, desde a trágica história de fundo de Reimi Sugimoto até os esforços talvez errados de Yukako Yamagishi em tentar ganhar o amor de Koichi. Cada uma dessas histórias apresentam uma visão única sobre a invasão de casas, enquanto a abrangente narrativa “há um serial killer em Morioh” funciona como uma espécie de meta-invasão de Morioh em sua totalidade. Morioh é a casa de suas casas. 
Hirohiko Araki guarda seu trunfo poderoso para as ultimas linhas da parte 4. Todos esses arcos de morder as unhas e arrancar os fios de cabelos, culminam na mais longa e emocionante invasão de JoJo até agora: o ataque de Kira à casa dos Kawajiri. A ideia de ter sua casa invadida por algum antagonista auto-declarado é uma coisa, mas quando esse antagonista toma a forma de seu velho pai, e até começa a transformar sua mãe contra você - isso é outra coisa. Atuando como uma espécie de reprise no nível seguinte do ataque original de Dio, a saga de Kira não guarda apenas o terror de ter sua casa atacada, mas também a falta de esperança em saber que todas as barreiras e guardiões que são feitos para mantê-lo seguro foram derrotados. A invasão de Kira coloca um dos inimigos mais aterrorizantes de JoJo contra um de seus heróis mais indefesos, já que o jovem Hayato é forçado a lutar contra um serial killer sem ter um Stand ou aliados.

Colocando em última análise, este arco termina em um cruzamento entre "um confronto de pistoleiros" e mais uma "invasão de casa", quando Kira tenta invadir mais uma casa para matar Josuke e Hayato. A conclusão de Diamond is Unbreakable, portanto, atua como um belo tributo alinhado à invasão do lar, revelando o poder tático e dramático da concha narrativa. É a ideia de arco em sua essência; uma volta plenamente completada. 

Assim como neste arco de Kira que revisita o material de invasão de casa, que vimos antes, o mesmo acontece com a ameaça dentro do barco, dentro do carro e dentro do espelho em Golden Wind. O cenário urbano e o foco mafioso do material de Golden Wind pode não se prestar a narrativas de invasão de casas, mas estes recentes passeios (barco, carro e espelho) mostram que Araki ainda é um autor muito apaixonada pelo formato. Araki demonstra um dom para misturar gêneros para chegar a novas combinações emocionantes, e Golden Wind está mostrando o quanto ele aprendeu e está aprendendo sobre a narrativa de JoJo.  Realmente não importa para onde JoJo vá em seguida, estou ansioso para ver Araki injetar mais e mais modos de terror clássicos enquanto continua a desenvolver suas formidáveis forças de contar histórias. Sua concha de terror suburbano continua a se mostrar, ainda que em cenários que aparentemente não se prestariam a isso. Não há lugar seguro em jojo.
***

Bottom Ad [Post Page]