Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Ghost in the ShellNotícias

5 filmes que Mamoru Oshii teve como inspiração para Ghost in the Shell


O aclamado diretor de anime e live-action Mamoru Oshii aparecerá no programa Movie Plus Kono eiga ga mitai em fevereiro. Oshii irá compartilhar histórias sobre suas experiências formativas através da observação e criação de filmes. Antecipando a primeira data de transmissão do episódio em 4 de fevereiro, Oshii listou cinco filmes que ele acredita serem essenciais para a criação de Ghost in the Shell: A Ilha da Terra, Bride of White Castle, 2001: Uma Odisséia no Espaço, A Noite Americana e Blade Runner.

Em uma entrevista publicada na PR Times, Oshii entrou em mais detalhes sobre a influência que os últimos três filmes tiveram sobre ele. Ele disse que 2001: Uma Odisséia no Espaço, que ele viu pela primeira vez enquanto cursava o ensino médio, foi o que o inspirou a se tornar um escritor de ficção científica. Na época, ele ficou impressionado com o espetáculo visual, mas foi só quando assistiu ao filme 30 anos depois que percebeu que o filme realmente tratava de explorar o conceito de humanidade. 
Demorei um bom tempo para perceber que não era apenas um filme com grande história e atores, mas sim um filme sobre grandes idéias.
A Noite Americana inspirou Oshii a se tornar um diretor de cinema depois que ele viu pela primeira vez como é um estudante do segundo ano na universidade. Ele relembrou a famosa frase: "Os filmes passam como trens à noite. E pessoas como você e eu só ficam felizes em nosso trabalho". Oshii disse:
A ideia de que deveríamos parar de tentar fazer as pazes com a realidade causou arrepios na espinha. Pensei da mesma maneira. Embora depois eu tenha decidido que tinha a ideia errada.
Oshii concluiu discutindo Blade Runner, um filme que ele tem em tão alta estima que ele sempre o incluirá em seus dez filmes favoritos, mesmo que seus rankings normalmente mudem dia a dia. "Eu sempre pensei sobre o que os filmes podem fazer que nenhuma outra forma de contar histórias pode alcançar, e depois de ver Blade Runner , eu tenho certeza de que é o edifício do mundo." Ele disse ainda que Blade Runner se tornou tão influente que qualquer criador que retrate um mundo definido em um futuro tecnológico foi inspirado por Blade Runner de alguma forma. Muitos filmes semelhantes ao Blade Runner foram criados logo após seu lançamento original em 1982, e Oshii acredita que o Ghost in the Shell é um deles.
No entanto, Oshii também admitiu que ele teve as lições erradas de Blade Runner na época. Ele assumiu que o único componente necessário para os filmes é um cenário forte, mas depois ele veio a reconhecer que a história e os personagens também são importantes. Ele disse que chegou a sua filosofia atual de dirigir somente após um doloroso processo de tentativa e erro.

Bottom Ad [Post Page]