Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Golden WindJOJOjojo's bizarre adventuresMatériaPart 5

Poderes bizarros em JoJo

JoJo's Bizarre Adventure está sempre apresentando um estranho equilíbrio de táticas, suspense e invenções narrativas bizarras. Mas há uma diferença entre "você subestimou meus poderes" e "minha mão é um esquilo, lide com isso", e hoje estamos comemorando aqueles momentos em que JoJo cruzou completamente essa linha. Hoje, no nosso artigo quinzenal, vamos celebrar os momentos mais verdadeiramente ridículos de JoJo e seus poderes, a partir da tradução do artigo da Crunchyroll americana sobre o tema.
Os poderes em JoJo e suas aplicações sempre seguiram uma linha tênue entre “isso é brilhante” e “isso é estúpido” (“eu vou usar o meu Hamon para conectar todos os sincelos de gelo e fazer uma corda!”). E a partir do hamon em diante, os poderes de JoJo têm aumentado ainda mais em complexidade e flexibilidade. Mas Gold Experience de Giorno parece eclipsar facilmente todos os poderes anteriores da série -  parecendo tão variável e poderoso em suas aplicações que Giorno provavelmente poderia usar seus poderes para resolver qualquer situação possível, dado que Araki esteja interessado em deixá-lo fazer isso. "Eu posso transmutar objetos em animais", estendendo-se para abranger sub-especialidades como "qualquer coisa que ataca o meu stand tem seu ataque refletido de volta""objetos que eu mudo em criaturas tentarão se reunir com seus donos", "eu posso acelerar o crescimento natural para fazer as coisas morrerem", "matérias inorgânicas podem ser transformadas em 'cubos' orgânicos para curar qualquer coisa", etc etc etc. O que se tornou um problema dramático.

Gold Experience é apenas um stand totalmente idiota. As lutas de JoJo tendem a usar o teatro visual melodramático para transformar o artifício tático absurdo em algo parecido com uma vitória “merecida”, mas o Gold Experience é tão flexível e tão forte que, nos piores momentos, pode fazer com que lutar contra Giorno seja um exercício inútil. É um equilíbrio estranho no melhor dos tempos, como falei, em “isso é brilhante” e “isso é estúpido”,  mas "eu transformei esta moto em uma mão falsa que eu então transformei em uma piranha, que agora vai fazer você explodir" definitivamente é quando ele cruzou a linha.
Isto posto, Jojo é uma negociação perpétua de suspense, variáveis ​​táticas conhecidas e loucuras espetaculares, e às vezes a loucura simplesmente supera completamente os outros dois pilares. Então, com essa introdução tortuosa fora do caminho, vamos ao assunto deste tópico - celebrar os momentos em que JoJo puxou um lixo tão absurdo, tão fora do convencional, e tão complicado que rodou direto para “essa é a coisa mais estúpida de todas" e de volta a "estúpido incrível, quero dizer". Afinal, ninguém pode dizer que você pulou um tubarão se você na verdade deu um soco nele.

No início, a capacidade de Araki de criar soluções narrativas absolutamente ridículas foi um pouco prejudicada pela natureza relativamente direta da energia hamon. A promessa fundamental do hamon é basicamente apenas "se você controla sua respiração, você pode usar um tipo de chi para aumentar sua força ou enviar energia através de objetos", o que é flexível, mas não particularmente ridículo. Felizmente, Araki ainda era capaz de usar até mesmo esse poder limitado por algum disparate verdadeiramente absurdo. Quem poderia esquecer das heroicas “folhas agora são planas, lide com isso”, ou o igualmente ridículo “sincelos de gelo podem ser uma corda se eu quiser”. E em termos de puro “o que está acontecendo”, levaria algum tempo até que a era do stand chegasse e superasse uma cabeça flutuante atirando raios laser pelos olhos, ou um ser antigo transformando sua mão em um esquilo matador. JoJo tem escrito regras apenas para quebrá-las desde suas primeiras aventuras.
Mas se a era do hamon foi recheada de ocasionais solavancos de loucura, a era dos stands praticamente se deleitou. Você acha que simplesmente dar a seus heróis avatares espectrais com diversas habilidades de combate seria o suficiente para Araki, mas não. Tendo estabelecido coisas como “os poderes do Star Platinum são sua velocidade e força física”, Araki ainda não consegue conter seu lápis em extras ocasionais como “também seus dedos podem se estender muito longe e rápido” e "espera, Star Platinum pode beber fantasmas???". E mesmo no decorrer da batalha climática contra Dio, uma virada crítica chega quando... aprendemos que Jotaro estava carregando uma biblioteca inteira de revistas sob o casaco, apenas para caso ele precise bloquear algumas facas. Mas, ei, eu acho que eles também funcionam como material de leitura, então talvez usar um terno de revistas para o bloqueio de facas é apenas senso comum. É apenas senso comum. 

Comparado com o que o rodeava, Diamond is Unbreakable poderia ser visto como um breve descanso da insanidade, com stands como o Crazy Diamond de Josuke, que possuía flexibilidade, mas também limitações claras. Na verdade, o ponto crucial de Diamond is Unbreakable é a batalha final, baseada especificamente em uma simulação tática estabelecida do Crazy Diamond - usando sua cláusula de “objetos reparados retornarão ao seu dono” para transformar um caco de vidro em uma arma mortal. Mas as sementes da loucura de Giorno foram claramente costuradas quando Araki percebeu que poderia matar um gato, então introduzir uma planta com poderes mágicos e a alma daquele gato, sem que ninguém lhe dissesse que isso não é permitido. 
E os resultados são o que vemos hoje - stands com o poder de transformar uma moto em uma mão falsa e depois em uma piranha, tudo para que você possa enganar o nefasto bebê psíquico de seu novo chefe para abrir caminho para o ônibus tartaruga. As brigas mais idiotas de JoJo podem não fazer qualquer sentido, mas se resultarem em sentenças como essa, como você pode ficar bravo com isso? Enquanto as batalhas genuinamente taticamente coerentes do programa tendem a ser as mais emocionantes, eu também tenho muito carinho por aquelas lutas que fazem você simplesmente suspirar em descrença. Continue cruzando essa linha, JoJo’s Bizarre Adventure. Eu vou estar rindo e aplaudindo logo a frente.
Referência: Crunchyroll US
***

Bottom Ad [Post Page]