Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Kono Yuusha ga Ore TueeeMatéria

O Talento por Trás de Cautious Hero, Mai Toda

Olá a todos, e sejam bem-vindos novamente a mais uma edição de nossos textos-ensaios. Estamos solidamente na temporada de Outono agora, o que significa que comecei a me ajustar à minha atual agenda de coisas a assistir e apreciar os consistentes pontos fortes dos animes com os quais estou aderindo. E entre esses programas, um dos que mais me chamou a atenção é Cautious Hero. O motivo disso é o fato de que a animação e o design deste programa estão sendo amplamente tratados por Mai Toda.
Neste momento, as paródias de Isekai são quase tão comuns quanto os próprios Isekai, mas Konosuba certamente demonstrou que há um material sólido encontrado no gênero, e Cautious Hero parece ser um bom herdeiro do trono de Konosuba. Embora o contraste de sua estréia entre uma deusa idiota e um herói incrivelmente hétero seja provavelmente bem engraçado, os episódios subsequentes evidenciam que a maior força desta produção é Mai Toda, sua diretora-chefe de animação e character designer. 

Se você costuma acompanhar as historias de artistas do meio, as chances são de que você começou a perceber padrões em suas carreiras. Existem os jovens que ignoram inteiramente longos períodos formativos (bastante raros), bem como os que seguem caminhos mais tradicionais e ainda encontram sucesso precoce por meio de habilidade e perseverança. Não importa qual dos dois caminhos eles seguiram, há uma tendência clara: a maioria desses artistas era freelancer em algum momento, se não por toda a sua carreira. E não foi diferente para Toda. Como animadora chave regular no Kinema Citrus ela começou cativando e atraindo fãs, depois seguindo o co-fundador do estúdio, Yuichiro Matsuka, para seu novo novo empreendimento, o Studio 3Hz, então seguindo uma vida de freelancer novamente, e seu trabalho atual na White Fox é uma delícia para todos que apreciam trabalhos cartunescos. 

Você provavelmente conhece melhor o trabalho dela do delicioso Girls Last Tour. Um projeto que parecia ter nascido para Toda - Tsukumizu, autor da série, que é um animador habilidoso, como Toda compartilhava da mentalidade de criar vivacidade a partir de formas vagamente desenhadas e muito simples. Os designs blobby de Girls Last Tour, que foram muito pouco alterados, permitiram uma gama muito rica de expressões, e Toda soube vender eles como ninguém. Mesmo em projetos como este em que ela atua como diretora-chefe de animação, ela continua encontrando tempo para realizar trabalhos práticos ao longo da série; tanto em obras como Matoi como Girls Last Tour ela desenhou a animação chave por metade dos episódios. Com esse material em mãos, Toda fez o que ela sabe fazer de melhor: conceder elasticidade, manter tátil e torna os rostos ainda mais escandalosos o possível.
Embora o termo “character designer” implique um papel um pouco limitado, o papel geralmente exige uma participação ativa na supervisão da animação, além de trabalhar com o diretor de animação para garantir que os cortes individuais adiram ao seu modelo estilístico. Por isso, é nada mais do que natural a junção das funções de character designer e diretor-chefe de animação; especialmente para uma animadora talentosa como Toda. E este fato - dela estar tão envolvida nas frentes de seus projetos - é um dos ativos que garante uma consistência tão grande em seus animes, mantendo suas politicas de animação cartunescas e alegre do começo ao fim. 

É obvio que Toda sabe exatamente como esticar seus designs de personagens para obter o melhor efeito, suas cenas são claros destaques,  afinal, como ela mesmo os projetou faz sentido que ela seja natural em manipulá-los, mas é obviamente impossível alguém criar um projeto sozinho em um espaço onde os prazos são o inimigo inevitável. Com isso, uma das maiores características dos designs de Toda é que eles evocam naturalmente a animação alegre.  Ela cria designs que são uma plataforma incrivelmente robusta para a atuação de personagens engraçados; robusta o suficiente para que todo o projeto funcione sem ela, seus designs são naturalmente engraçados e cartunescos, além de ainda se envolver o suficiente para garantir que tudo funcione.

A simplicidade genial de Toda consiste nos designs incríveis, com formas maleáveis que se prestam a nada além de desenhos encantadores que não exijam muitas linhas para se sentir bem definidos, e sua compreensão de desenhos soltos para proporcionar uma sensação pegajosa agradável à animação. Ela realmente ama usar manchas com borda arredondada que que dão uma maior suavidade. Não é como se suas manchas arredondadas fossem uma grande inovação, mas, como você pode ver em Matoi the Sacred Slayer, sua força reside no uso, e não na originalidade. Muitas vezes, você vê fãs reclamando de frames de manchas fora de contexto (prática horrível para mim, mas isso é um debate para outro dia), mas a intenção alegre de Toda é tão flagrante em todos os seus desenhos que ainda tenho que ver isso acontecer em algum trabalho dela. Não há como reclamar de manchas fora de lugar em um projeto inteiramente de manchas. 
A orientação de Toda transforma Cautious Hero em um banquete de trabalho de expressão pateta e pateta e atuação cartunesca, vendendo até mesmo as piadas menores através dos rostos fantásticos da deusa Ristarte. O programa pode estar prestes a romper, neste momento a White Fox como um todo não está em uma boa posição, mas os designs e instruções de Toda são mágicos o suficiente para ainda permanecerem fortes diante de uma tempestade. Mai Toda é uma das designers de animação mais engraçadas atualmente trabalhando em anime, e espero ainda vê-la por muitos anos.
Se você gostar de textos como este e gostaria que continuássemos escrevendo, por favor, considere colocar um ou dois reais no nosso padrim.

Bottom Ad [Post Page]